RECEITAS

CLAFOUTIS SALGADO

Clafoutis é um doce da culinária francesa, que consiste numa fruta, originalmente cerejas inteiras, cozida no forno, num creme de farinha, ovos, leite e açúcar. A receita indica que as cerejas devem ser marinadas por 2 horas com açúcar e Kirsch (licor de cerejas alemão).

Depois, faz-se uma mistura de farinha, uma pitada de sal, ovos, açúcar, baunilha e raspa de limão, junta-se leite, nata, manteiga derretida e as cerejas, e deita-se num prato que possa ir ao forno e à mesa, untado de manteiga e polvilhado de açúcar, assa em forno quente  por 30-40 minutos e serve-se morno.

Existe uma variante, também originária do Limousin, em que se utilizam outras frutas, principalmente a maçã, denominado “flaugnarde” ou “flognarde”.

Mas essa semana, no Cozinha Prática Verão, de Rita Lobo, a clássica sobremesa francesa ganhou versão salgada e com um toque brasileiro. Eu fiz e para o preparo, você vai precisar de:

2 abobrinhas pequenas
200 g de queijo minas (frescal) em peça
1 1/2 xícara (chá) de tomates-cereja (cerca de 200 g)
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de azeite
1 1/2 colher (chá) de sal
noz-moscada ralada na hora a gosto
pimenta-do-reino moída na hora a gosto


Preaqueça forno a temperatura média e separe um refratário redondo com cerca de 30 cm de diâmetro.

Lave e seque os tomates-cereja e as abobrinhas. Descarte as pontas e corte as abobrinhas em meias-luas. Com a ponta de uma faquinha para legumes faça um corte em X na base de cada tomate. Esprema delicadamente cada um para extrair o líquido e as sementes (eu não faço isso – utilizo os tomatinhos com semente e tudo).

Corte o queijo minas em cubinhos de cerca de 1 cm. Reserve.

Leve ao fogo médio uma frigideira, de preferência antiaderente, para aquecer. Regue com ½ colher (chá) de azeite e acrescente metade das abobrinhas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado. Transfira as abobrinhas douradas para um prato, regue a frigideira com o restante do azeite e repita com a outra metade.

Numa tigela, quebre um ovo de cada vez – se um estiver estragado você não perde toda a receita – e transfira para outra tigela maior. Acrescente a farinha aos poucos, misturando bem com o batedor de arame (fuet) até ficar liso. Adicione o leite e tempere com o sal, pimenta e noz-moscada (opcional). Misture bem.

Distribua os tomates-cereja, as fatias de abobrinha e os cubos de queijo no fundo do refratário. Cubra delicadamente com a mistura de ovos, leite e farinha. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 35 minutos até estufar e dourar.

Retire do forno e sirva a seguir. Com uma saladinha (e uma taça de vinho), você tem uma refeição completa.


Últimos posts por Débora Böttcher Lessa (exibir todos)

Débora Böttcher Lessa

Formada em Letras, com especialização em Literatura Infantil e Produção de Textos. Participou do livro de coletâneas "Acaba Não, Mundo", do site "Crônica do Dia", onde escreveu por 10 anos. Publicou artigos em vários jornais. Trabalha com arte visual/mídias. Administra esse mini portal - que é uma junção dos sites Babel Cultural, Estilo 40, Hiperbreves e Papo de Letras.