DIETA COM SABOR

ALMONDEGAS

Escrito por Estilo 40

Quer uma receitinha fácil para o almoço ou jantar? Almondegas são delícia e podem acompanhar o macarrão integral, uma polentinha ou só uma salada de rúcula, tomate, cebola e molho de iogurte, como foi o caso do jantar aqui ontem.

Você vai precisar de mais ou menos 250 gramas de carne moída para fazer em torno de oito almondegas – prefira coxão mole ou patinho. Tempere a carne (crua) conforme sua preferência – eu costumo misturar alho picadinho, salsinha, sal, uma espirrada de vinagre e uma colher de farinha de aveia para dar ‘liga’ (antes da dieta, fazia com uma batata cozida e farinha de trigo). Misture com as mãos e molde a carne em bolinhas. Eu coloco direto dentro de uma frigideira, levemente untada, e dou uma dourada – uma ‘selada’ rápida.

Daí, acrescente o molho – o molho de tomate caseiro é fácil: risque levemente um ‘x’ na base dos tomates e leve para ferver por uns dois minutos; retire-os e coloque numa vasilha com água fria, para dar o choque térmico: a casca sai facilmente. Pique os tomates a grosso modo e refogue com alho, cebola e um fio de azeite. Coloque um pouquinho de água fervente, acerte o sal (bem pouquinho), deixe engrossar e está pronto. Eu gosto de colocar um pouco de orégano e tomilho frescos, além de manjericão – eu tenho uma hortinha vertical que é muito funcional. Deixe cozinhar um pouco as almondegas no molho para aderir bem ao gosto e é só saborear com com seu acompanhamento preferido.

E bom apetite – com leveza e sabor!

Últimos posts por Estilo 40 (exibir todos)

Estilo 40

Perfil Digital remanescente da Revista Estilo 40 - que englobava também o “Projeto Dieta com Sabor” -, coordenada por Débora Böttcher Lessa, de 2013 a 2020: os artigos garimpados durante esse período, referentes a assuntos para mulheres de 40 ou mais - e para as que chegarão lá -, foram transportados para esse espaço, que é uma junção da Revista e do site Babel Cultural.