PODTEXTO

Aveia: flocos, farelo ou farinha?

Escrito por Estilo 40

Que a aveia é famosa por seus inúmeros benefícios, todo mundo ouve falar. Além de reduzir os níveis de colesterol e de doenças coronárias, este cereal possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas, fibras e carboidratos essenciais para auxiliar em qualquer dieta.

Mas muita gente tem dúvida na hora de comprar, então vamos às diferenças:

– A farinha de aveia é obtida da parte interna do grão, o que faz com que perca um pouco da sua porcentagem de fibras.

– Já os flocos são extraídos dos grãos prensados integralmente fazendo com que seus nutrientes sejam mais preservados.

– O farelo de aveia é feito através da camada externa do grão e justamente por isso possui maior concentração de fibras betaglucanas.

Mas qual consumir? Todos, pois todas as formas de aveia são extremamente benéficas para a saúde; contudo, o farelo de aveia contém maior quantidade de fibras e proteínas comparado com os flocos e a farinha, e é mais eficaz na redução do colesterol ruim.

Além disso, o farelo de aveia absorve em média 25 vezes o seu volume de líquido. Uma colher de sopa de farelo de aveia cria um volume equivalente a mais ou menos 370g no estômago, o que vai garantir uma sensação de saciedade por um período de tempo maior do que a farinha e os flocos. Ele também ajuda a regular o funcionamento do intestino e diminui a absorção do açúcar no sangue, sendo assim excelente para os diabéticos e para a perda de peso.

A quantidade recomendada de farelo de aveia é uma a duas colheres de sopa por dia (quantidade que gira em torno de 15 a 30 gramas). E lembre-se de incluir também uma boa quantidade de líquidos, entre 1,5 e 2 litros ao dia, para que as fibras façam efeito.

Você pode adicionar o farelo de aveia no iogurte, com frutas, no suco, na vitamina, no leite, assim como os flocos. Já a farinha de aveia, use nas receitas de bolos, panquecas, biscoitos e pães substituindo parte da farinha integral – o que suaviza o sabor da farinha. Use também para engrossar mingaus e cremes – como o de milho ou os cremes doces.

Incorpore a aveia no seu dia a dia e aproveite os múltiplos benefícios desse cereal!


Fonte: M de Mulher, UOL / Minhadieta

Últimos posts por Estilo 40 (exibir todos)

Estilo 40

Perfil Digital remanescente da Revista Estilo 40 - que englobava também o “Projeto Dieta com Sabor” -, coordenada por Débora Böttcher Lessa, de 2013 a 2020: os artigos garimpados durante esse período, referentes a assuntos para mulheres de 40 ou mais - e para as que chegarão lá -, foram transportados para esse espaço, que é uma junção da Revista e do site Babel Cultural.