DIETA COM SABOR

BOLO DE LARANJA INTEGRAL

Escrito por Estilo 40

O fim de semana pede uma sobremesa – e ninguém é de ferro, né? Então, que tal um “Bolo de Laranja Integral”, uma delícia funcional, pra espantar a vontade exagerada de doces?

A laranja é fonte de fibras solúveis (pectina), vitamina C, vitamina A, folato, potássio, carboidratos e flavonóides. O consumo diário desses componentes é associado à diminuição do risco de doenças cerebrovasculares – tanto em homens quanto em mulheres.

Também é dotada de betacaroteno que, por sua vez, pode prevenir infarto e certos tipos de câncer. A Vitamina C é o principal nutriente da laranja. E tem diversos benefícios para o corpo e o organismo. O suco da laranja com bagaço é uma das melhores formas de se obter os benefícios da fruta, mas você também pode ser criativa e usá-la em preparações diferentes.

Essa receita foi adaptada da nutricionista Patricia Davidson Haiat (RJ) – eu costumo substituir parte da farinha integral por farinha de aveia pra suavizar o sabor; também prefiro usar margarina light ao invés do óleo de coco ou canola. Você decide.

Vamos à receita do bolo:

:. 2 xícaras de farinha de trigo integral – eu uso 1 e ½ xícaras de farinha integral + ½ de farinha de aveia
:. 1 xícara de açúcar mascavo
:. 3 ovos – eu uso 2
:. ½ xícara de óleo de coco – eu uso 2 colheres de sopa de margarina light derretida
:. 1 xícara de suco de laranja
:. 2 colheres de sobremesa de fermento em pó
:. 1 colher de chá rasa de raspinhas de laranja (opcional)
:. 2 colheres de sopa de linhaça dourada (opcional)

Modo de preparo: Bata na batedeira os ovos, o açúcar mascavo e o óleo (ou margarina light derretida) até ficar homogêneo; acrescente o suco da laranja e depois as farinhas – de trigo e aveia – e bata por mais uns minutos. Sem bater, acrescente a linhaça (se for utilizar), as raspinhas de laranja e o fermento peneirado e misture tudo.

Unte uma forma média redonda ou de bolo inglês, coloque a massa e leve para assar por uns 35 minutinhos – ou até que ao espetar um palito saia sequinho.

DICA: Se desejar, faça uma calda, levando ao fogo açúcar mascavo, suco de laranja e maisena – dilua num pouquinho de água e junte quando estiver fervendo a laranja e o açúcar, mexendo bem até engrossar; coloque raspinhas por cima do bolo. Com um cafezinho é tudo de bom!

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Estilo 40

Perfil Digital remanescente da Revista Estilo 40 - que englobava também o “Projeto Dieta com Sabor” -, coordenada por Débora Böttcher Lessa, de 2013 a 2020: os artigos garimpados durante esse período, referentes a assuntos para mulheres de 40 ou mais - e para as que chegarão lá -, foram transportados para esse espaço, que é uma junção da Revista e do site Babel Cultural.