DIETA COM SABOR

BOLO DE MAÇÃ SEM FARINHA

Escrito por Estilo 40

Tem um assunto que é sempre discutido no universo da alimentação saudável. Será que a farinha branca faz mal? E a integral, é melhor? Sempre que for possível, é melhor reduzir a categoria da alimentação.

Elas estão em todo lugar e fugir não é fácil. Do pão francês ao bolo de chuva, a onipresente farinha branca é pobre em nutrientes e possui alto índice glicêmico.

Por isso, tem ação semelhante ao açúcar no organismo, aumentando a taxa de glicose no sangue. Além disso, o processo de refino do trigo em farinha branca reduz 80% da quantidade de fibras do alimento. Já a farinha integral é uma opção válida, uma vez que é menos processada, mantendo seus macronutrientes, como a proteína, e bem mais fibras solúveis.

Alternativas existem, como neste bolo de maçã de Lucília Diniz. Também chamada de torta, esta receita fica uma delícia – e ninguém vai sentir falta de nenhum ingrediente. Fica muito crocante por causa da aveia e fofinho como um bolo convencional.

 Bolo-de-maca-sem-farinha

Ingredientes

2 maçãs sem casca
1 ovo inteiro
1 clara
1 banana
1 colher (sopa) de fermento
1 xícara (chá) de farelo de aveia integral sem glúten
Canela em pó para polvilhar (a gosto)

Modo de preparo

Bata no liquidificador as maçãs, o ovo inteiro, a clara e a banana.
Passe para uma tigela e junte o fermento e a aveia.
Mexa bem e coloque em uma forma antiaderente.
Cubra com fatias de maçã e leve para assar por 30 minutos em fogo médio.
Para retirar, espere dourar.
Polvilhe um pouco de canela e sirva.

Confira no vídeo a seguir, no canal de Lucilia Diniz, o passo a passo da receita.

Últimos posts por Estilo 40 (exibir todos)

Estilo 40

Perfil Digital remanescente da Revista Estilo 40 - que englobava também o “Projeto Dieta com Sabor” -, coordenada por Débora Böttcher Lessa, de 2013 a 2020: os artigos garimpados durante esse período, referentes a assuntos para mulheres de 40 ou mais - e para as que chegarão lá -, foram transportados para esse espaço, que é uma junção da Revista e do site Babel Cultural.