RECEITAS

CONFIT DE TOMATE CEREJA

Escrito por Claudia Letti

O “Confit de Tomate Cereja” é um ótimo acompanhamento para a salada ‘nossa de todo dia’, acrescentando sabor ao que às vezes pode ser sem graça. Também é mais uma opção de aperitivo saudável para ocasiões especiais, como festas de fim de ano e reuniões de amigos.

O tomate ajuda no rejuvenescimento da pele, na neutralização dos radicais livres e ainda estimula a atuação do sistema imunológico. É rico em Vitamina A, a responsável por ajudar na visão e melhorar o sistema imunológico, Vitamina C, que protege contra a baixa imunidade, ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos e a regular os níveis de colesterol. Tem também magnésio, que auxilia na contração e relaxamento dos músculos, promove um bom funcionamento do cérebro, ajuda a prevenir diabetes e infecções, e ainda no fortalecimento dos ossos, já que também tem cálcio. O folato, também conhecido como Vitamina B9 ou ácido fólico, auxilia nas funções metabólicas, na construção de músculos, formação de hemoglobinas do sangue e até na prevenção de acidentes vasculares cerebrais.

Então vamos à receita, em que você vai precisar de:

:. 1 kg de tomatinhos cereja (italiano ou pera) firmes e vermelhinhos
:. 1 colher de sopa bem cheia de açúcar (pode usar adoçante)
:. 1 colher de chá de sal
:. 400 ml de um bom azeite de oliva
:. 6 dentes de alho ralados
:. 7 ou 8 dentes de alho inteiros (ou em pedaços grandes)
:. Folhas de manjericão frescas à gosto (1/3 de um maço na assadeira e o restante depois de pronto e frio)
:. Orégano a gosto

Misture todos os ingredientes e leve ao forno médio/baixo para assar até que os tomatinhos comecem a estourar (uns 30, 40 minutos). Enquanto isso, escolha um ou mais vidros com tampa e esterilize com água fervente.

Retire a mistura do forno e tempere ainda quente com pimenta-do-reino – moída na hora dá ainda mais sabor. Depois de frio, acrescente o restante das folhas do maço de manjericão e coloque nos potes. Conserve sempre na geladeira – umas 3 semanas ou mais, mas não aposte que vá durar tanto assim…

Você também pode preparar este ‘confit’ com o fruto ou o legume da sua preferência para substituir o tomate cereja. Fora os tomatinhos — ou junto com eles –, pode usar xuxú baby, abobrinha e cenoura em cubos. É acerto sempre — apenas com o alho puro e inteiro, inclusive!


Leia também a historinha da receita, onde conto parte de sua experiência com a Dieta Dukan.


Últimos posts por Claudia Letti (exibir todos)

Claudia Letti

Jornalista, Escritora, Chef e Astróloga. Vive no Rio de Janeiro.