NUTRIÇÃO

CRIANÇAS X CAFÉ DA MANHÃ

Escrito por Estilo 40

Já falamos aqui que pular o café da manhã não ajuda em nada a perda de peso. Pesquisas comprovam que começar o dia em jejum obriga o organismo a economizar energia – o resultado é que o gasto calórico cai e fica mais difícil eliminar as gordurinhas.

Mas, agora, um estudo da Umea University (Suécia), publicado na revista Public Health Nutrition, reforça essa tese e alerta que após acompanhar durante 27 anos crianças e adolescentes, concluiu-se que aqueles que tinham um café-da-manhã “pobre” tiveram um risco 68% maior de desenvolver, quando adultos, a Síndrome Metabólica – uma condição clínica cujas características são altos índices de colesterol e triglicérides, doença cardio-vascular e hipertensão, tendência à diabetes e obesidade.

Ainda não se sabe exatamente a causa desta ligação, mas é clara a importância de alimentar-se pela manhã. Dentre os muitos motivos, há evidências científicas de que quem inicia o dia fazendo boas escolhas alimentares tende a comer bem nas demais horas.

Segundo nutricionistas, o segredo para um café da manhã saudável é a variedade de alimentos – especialmente para os pequenos. Pão, ovos, frutas, iogurte, cereais, leite, batidas de frutas são alguns dos “coringas” que podem ser adaptados conforme o gosto da criança e a disponibilidade. É claro que existem casos de alergia alimentar e necessidades especiais, portanto, consulte um médico ou nutricionista para se aprofundar no assunto.

Se a criança não tiver fome de manhã ou se você não tiver tempo e criatividade na correria do início do dia, mais duas sugestões: reveja o horário da janta e analise se pode ser antecipada, e comece com pouca quantidade de cada alimento. E, para facilitar a vida, deixe a mesa pronta na noite anterior com os itens que não precisam ficar na geladeira (como algumas frutas, pães e cereais matinais), além de pratos, xícaras e todos os utensílios.

Incentive seus filhos ao hábito do café da manhã para um futuro cada vez mais saudável: os alimentos dessa refeição são os primeiros combustíveis do dia.


Fontes: Revista Saúde e Crescer

Últimos posts por Estilo 40 (exibir todos)

Estilo 40

Perfil Digital remanescente da Revista Estilo 40 - que englobava também o “Projeto Dieta com Sabor” -, coordenada por Débora Böttcher Lessa, de 2013 a 2020: os artigos garimpados durante esse período, referentes a assuntos para mulheres de 40 ou mais - e para as que chegarão lá -, foram transportados para esse espaço, que é uma junção da Revista e do site Babel Cultural.