DIETA COM SABOR ESTILO 40 ESTILO DE VIDA NUTRIÇÃO

DESINTOXICANDO TODO DIA

Escrito por Estilo 40

Ouvimos falar muito sobre DETOX – o termo popular para referir-se a “desintoxicação” -, como se fosse algo novo, moderno ou da moda. Mas Detox é como uma faxina interna diária, que tira do organismo o que é tóxico através do hábito de alimentar-se de forma mais saudável, eliminando o que não serve, atrapalha e destrói a vitalidade celular.

E, vejam só, os cães fazem Detox quando estão com azia e procuram matinhos para comer; nossas avós faziam Detox tendo uma horta própria no jardim; o homem na era paleolítica fazia Detox plantando e retirando alimentos da terra. Está nas origens dos seres, é um impulso natural e, assim, deveria fazer parte da nossa rotina.

Mas ‘fazer Detox’ parece ser um luxo de quem decide ter uma lifestyle – ‘novo estilo de vida’. Ou algo sobrenatural de pessoas “neuróticas” com alimentação.

Nada disso: Detox deve ser algo como escovar os dentes, tomar banho, dar um jeito na casa: natural e cotidiano. É certo que o processo de uma Detox mais rigorosa é algo realmente mais difícil e restritivo, mas o ideal é fazer um pouquinho por dia, mudando a alimentação no dia a dia, sem radicalismos, e incorporar o Detox.

Os resultados você percebe logo: o sono melhora, o corpo desincha e fica mais leve, a disposição cresce e a pele agradece. Isso sem contar com a sensação maravilhosa de subir na balança e constatar que se livrou de uns quilinhos extras.

Inserindo as dicas básicas no dia a dia, o Detox reprograma a nossa mente e nos faz sair da inércia dos excessos. Passamos a manter uma alimentação equilibrada e a reduzir as porções naturalmente. Você pode programar-se para seguir o Detox por uma semana, mas esse pode ser o primeiro passo para quem quer se adaptar a um estilo de vida mais saudável.



Fontes: Nutricionistas Ísis Moreira e Catherine Vanazzi

Últimos posts por Estilo 40 (exibir todos)

Estilo 40

Perfil Digital remanescente da Revista Estilo 40 - que englobava também o “Projeto Dieta com Sabor” -, coordenada por Débora Böttcher Lessa, de 2013 a 2020: os artigos garimpados durante esse período, referentes a assuntos para mulheres de 40 ou mais - e para as que chegarão lá -, foram transportados para esse espaço, que é uma junção da Revista e do site Babel Cultural.