DIETA COM SABOR ESTILO 40 ESTILO DE VIDA

HORA DE DORMIR

Escrito por Estilo 40

Além de fazer bem à saúde, dormir ajuda a emagrecer! Enquanto você dorme, sua produção de leptina, hormônio da saciedade, aumenta. O corpo também produz a serotonina, neurotransmissor que provoca sensações de bem-estar, além de contribuir para diminuir a vontade de comer doces.

Durante o sono, o cérebro também ordena a produção do hormônio do crescimento, o GH, que acelera o metabolismo, ajuda a evitar o acúmulo de gordura, freia a ação do tempo sobre as nossas células e age a favor da massa magra.

E se dormir pouco? Nesse caso, o organismo produz mais cortisol, o hormônio do estresse, responsável pela resistência à insulina – outro fator que leva ao ganho de peso. Também produz mais grelina, substância responsável pela sensação de fome.

Então, que tal transformar o sono em um grande aliado da dieta? Você tem dificuldade na hora de adormecer? Veja aqui cinco dicas simples para dormir melhor.

:. Deixe o quarto totalmente escuro (sem luz indireta de TV ou computador) para estimular a secreção da melatonina, o hormônio do sono.

:. Crie uma rotina de relaxamento antes de ir para a cama. O que funciona: banho quentinho, meditação, música suave, leitura, pensamentos agradáveis, leite morno com mel.

:. Jante pelo menos três horas antes de ir para a cama, evitando comidas calóricas. Assim, a digestão fica mais fácil.

:. Cigarro, café e álcool são estimulantes do sistema nervoso central, por isso, abstenha-se pelo menos três horas antes de ir para a cama.

:. Beba água para não ter sede no meio da noite, mas em pequena quantidade. Do contrário, poderá ter que interromper o sono para ir ao banheiro.

E boa noite…


Fonte: Revista Boa Forma

Últimos posts por Estilo 40 (exibir todos)

Estilo 40

Perfil Digital remanescente da Revista Estilo 40 - que englobava também o “Projeto Dieta com Sabor” -, coordenada por Débora Böttcher Lessa, de 2013 a 2020: os artigos garimpados durante esse período, referentes a assuntos para mulheres de 40 ou mais - e para as que chegarão lá -, foram transportados para esse espaço, que é uma junção da Revista e do site Babel Cultural.

Deixe um recado