DIETA COM SABOR

POLPETONE

Escrito por Estilo 40

polpetoneQuer uma receitinha fácil? Vá de Polpetone. Esse ‘bolo de carne’ recheado com queijo, é fácil de preparar e muito saboroso.

Você vai precisar de mais ou menos 200 gramas de carne moída para cada um (prefira coxão mole ou patinho). Tempere a carne (crua) conforme sua preferência – eu costumo misturar alho picadinho, salsinha, sal, uma espirrada de vinagre e uma colher de farinha de aveia para dar ‘liga’. Misture com as mãos e divida a carne em duas partes; molde a carne como se fosse um hambúrguer dentro de uma frigideira, levemente untada, recheie com pedaços ou fatias de mussarela, e cubra com a outra metade de carne, fechando bem as laterais. Acenda o fogo e doure dos dois lados – uma ‘selada’ rápida.

Leve a um refratário e prepare o molho – o molho de tomate caseiro é fácil: risque levemente um ‘x’ na base dos tomates e leve para ferver por uns dois minutos; retire-os e coloque numa vasilha com água fria, para dar o choque térmico: a casca sai facilmente. Pique os tomates a grosso modo e refogue com alho, cebola e um fio de óleo. Coloque um pouquinho de água fervente, acerte o sal (bem pouquinho), deixe engrossar e coloque por cima do seu polpetone; salpique queijo ralado – nesse, do jantar de ontem, usei mussarela ralada – e leve ao forno por uns minutinhos, para dourar.

Daí é só saborear com uma saladinha – rúcula, tomate e cebola, com pedaços de manga, são uma boa pedida pra acompanhar. E bom apetite!

Últimos posts por Estilo 40 (exibir todos)

Estilo 40

Perfil Digital remanescente da Revista Estilo 40 - que englobava também o “Projeto Dieta com Sabor” -, coordenada por Débora Böttcher Lessa, de 2013 a 2020: os artigos garimpados durante esse período, referentes a assuntos para mulheres de 40 ou mais - e para as que chegarão lá -, foram transportados para esse espaço, que é uma junção da Revista e do site Babel Cultural.

Deixe um recado