DIETA COM SABOR RECEITAS

GELEIA DE PIMENTA COM AÇÚCAR MASCAVO

Escrito por Estilo 40

Você gosta de pimenta? Pois saiba que além de temperar e dar sabor aos alimentos, essas picantes frutinhas (sim, para a botânica, pimentas são frutas!) podem melhorar o humor, ajudar a emagrecer, aumentar a circulação sanguínea e agir como anti-inflamatório. Daniela Meira, Nutricionista do Programa “Mais Você”, explica que os efeitos são resultados da ação da capsaicina e da piperina, agentes ativos, encontrados nos frutos, com comprovada ação vasodilatadora arterial. As propriedades também aumentam a produção da endorfina (o hormônio do prazer e do bem-estar), e de outras substâncias também ligadas à satisfação, como a serotonina e a dopamina.

Se você tem dúvida sobre a ardência das pimentas, comece com as mais suaves – como Biquinho e Pimenta de Cheiro -, e gradualmente vá aumentando o grau de picância. E dê preferência para consumir as pimentas frescas ou em conserva ao invés dos molhos industrializados.

E se ao experimentar uma pimenta que não conhece sentir ardência excessiva, nunca beba água logo em seguida: a água faz com que a sensação de ardência se espalhe pela boca e fique ainda pior. Ingredientes como o leite ou sorvete conseguem retirar a capsaicina (componente ativo que provoca a ardência das pimentas) dos receptores nervosos da boca. Por isso, alguns pratos picantes da culinária indiana levam iogurte no molho ou na composição.

E para incrementar suas refeições, essa receita de “Geleia de Pimenta” é fácil e fica uma delícia. Eu já testei várias e essa é uma das minhas preferidas.

Eu utilizo 5 pimentas dedo-de-moça, picadinhas sem sementes | 5 colheres (sopa) de açúcar mascavo | suco de 1 limão | suco de 3 laranjas | 1 maçã sem casca ralada | 1 colher de sopa de vinagre de maçã | 1 dente de alho inteiro | 1 fatia de gengibre (opcional) |

Lave as pimentas, corte ao meio no sentido horizontal, retire cabos e sementes e corte em pedacinhos pequenos (se você tiver a pele sensível, use luvas ao manusear a pimenta). Em uma panela coloque todos os ingredientes, misture, e leve ao fogo baixo por meia hora, mais ou menos, mexendo de vez em quando – deixe no fogo baixo, senão ferve, sobe e derrama; a geleia ganha consistência depois que esfria, então apague o fogo e observe a mudança. Se depois de fria a consistência ainda não estiver ideal, leve ao fogo novamente mais um pouquinho. Quando estiver pronta, retire o dente de alho e o gengibre, transfira para um pote de vidro esterilizado e mantenha na geladeira.

A geleia feita com açúcar mascavo fica mais escura, mas isso implica pouco no sabor; se você preferir, pode usar o açúcar refinado – mas lembre que o açúcar mascavo nos dá minerais e vitaminas que o açúcar refinado no rouba do organismo (como não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais). Você também pode usar pimentas mais picantes, e pode bater os ingredientes no liquidificador (menos o alho e o gengibre), antes de levar ao fogo. Eu prefiro que a maçã se desmanche naturalmente, mas fica a seu critério.

Últimos posts por Estilo 40 (exibir todos)

Estilo 40

Perfil Digital remanescente da Revista Estilo 40 - que englobava também o “Projeto Dieta com Sabor” -, coordenada por Débora Böttcher Lessa, de 2013 a 2020: os artigos garimpados durante esse período, referentes a assuntos para mulheres de 40 ou mais - e para as que chegarão lá -, foram transportados para esse espaço, que é uma junção da Revista e do site Babel Cultural.