DIETA COM SABOR

MACARRÃO INTEGRAL

Escrito por Estilo 40

capa_macarraoQuinta-feira pede um macarrãozinho? Se você gosta de macarrão e pensa que durante o processo de emagrecimento precisa abrir mão desse alimento, enganou-se: é só comê-lo do jeitinho certo que você aproveita todas as suas propriedades e sabores, pois o macarrão é muito nutritivo.

Suas versões enriquecidas têm baixo teor de gordura, são uma boa fonte de folato (vitamina da qual as mulheres precisam, principalmente entre os 20 e os 40 anos) e têm apenas cerca de 200 calorias por xícara (o equivalente a uma bola de tênis de macarrão cozido).

E o melhor: o macarrão integral tem um pouco menos de calorias e três vezes mais fibras do que o macarrão convencional, o que promove uma absorção mais lenta da glicose pelo organismo, dando maior saciedade. Ele também tem micronutrientes como vitaminas do complexo B, magnésio, ferro e sais minerais, que estão concentrados na casca do grão de trigo. É claro que, sendo integral ou não, se o macarrão estiver mergulhado em molho cremoso, ele terá muita gordura e calorias. Por isso, para a dieta prefira sempre a versão integral e evite molhos brancos, rosé ou à base de queijos.

Há diversas maneiras de aumentar o sabor desse alimento e, ao mesmo tempo, torná-lo mais saudável. Por exemplo, se você come carne, pode preparar o macarrão com carne moída ou pedacinhos de carne e molho de tomate caseiro; você ainda pode optar pelo salmão, peito de peru. Se você não come carne, o molho de tomate caseiro é uma ótima opção, além de ervilha, tofu, mussarela de búfala, queijo de cabra e branco e, ainda acrescentar legumes, como brócolis ou abobrinha, transformando-o em uma refeição completa.

Você também pode prepará-lo com frango, alho, alho poró, tomate, azeite, folhas de rúcula (misture no prato) e pedaços de queijo branco ou de búfala. Com frutos do mar, como camarão no azeite, ou atum/sardinha em lata, pedaços de tomate e queijo (branco ou de búfala), fica divino!

Em todas as versões, adicione temperos e ervas, como manjericão, salsinha, cebolinha, orégano, pimenta, e até as ‘nuts’ (como nozes e castanhas), para acentuar o sabor e usar menos sal.

Varie, invente sua receita e delicie-se!


Últimos posts por Estilo 40 (exibir todos)

Estilo 40

Perfil Digital remanescente da Revista Estilo 40 - que englobava também o “Projeto Dieta com Sabor” -, coordenada por Débora Böttcher Lessa, de 2013 a 2020: os artigos garimpados durante esse período, referentes a assuntos para mulheres de 40 ou mais - e para as que chegarão lá -, foram transportados para esse espaço, que é uma junção da Revista e do site Babel Cultural.