DIETA COM SABOR ESTILO 40 ESTILO DE VIDA

NADA BRANCO À NOITE

Escrito por Estilo 40

Livro “Nada Branco à Noite”

O cardiologista americano Bill Gavin lançou o livro “Nada Branco à Noite”, cuja proposta se resume em três regras: fazer no mínimo três refeições diariamente, incluir proteína magra em todas elas, e abolir os alimentos brancos como arroz, massas, pães, batatas e outros que contenham amido, na última refeição. Segundo ele, esse é um método eficiente não apenas para emagrecimento rápido, mas para a manutenção por toda a vida.

Mas muitos nutricionistas torcem o nariz para a história de cortar carboidrato, mesmo que seja só no jantar – a falta de carboidrato, inclusive, sobrecarrega os rins, já que ele precisa produzir mais energia para funcionar. Heloisa Guarita, da RG Nutri Consultoria Nutricional, em São Paulo, alerta que esse nutriente é que garante combustível suficiente ao corpo e, portanto, tem de estar presente, em porções equilibradas, em todas as refeições. Segundo ela, a falta do nutriente no jantar pode desencadear uma hipoglicemia noturna – níveis baixíssimos de açúcar no sangue -, levando à fome compulsiva na madrugada ou pela manhã, especialmente pra quem faz exercícios à noite.

Bill Gavin, porém, escreve no livro que proteína, legumes e verduras são suficientes para evitar quedas drásticas de energia à noite. A nutricionista Heloisa concorda que distribuir as calorias ao longo do dia, evitar doces e trocar carboidratos refinados e açúcares em geral pelos integrais são princípios acertados para controlar o peso e manter a saúde. Ela aprova também a orientação de incluir proteína magra em todas as refeições. Porém, recomenda no mínimo cinco refeições diárias (ao invés de três pelo médico) e não ser tão radical contra o carboidrato.

Nota Dieta com Sabor: Sites e páginas (como essa) dão dicas gerais de perda de peso, mas como cada pessoa é única, sempre que possível consulte um médico e/ou nutricionista.


 


Fonte: Revista Boa Forma


 

Últimos posts por Estilo 40 (exibir todos)

Estilo 40

Perfil Digital remanescente da Revista Estilo 40 - que englobava também o “Projeto Dieta com Sabor” -, coordenada por Débora Böttcher Lessa, de 2013 a 2020: os artigos garimpados durante esse período, referentes a assuntos para mulheres de 40 ou mais - e para as que chegarão lá -, foram transportados para esse espaço, que é uma junção da Revista e do site Babel Cultural.