NUTRIÇÃO

FARELO DE AVEIA

Escrito por Estilo 40

fareloVocê conhece o ‘Farelo de Aveia’? Ele é a camada externa do grão que é retirada no processo de refino da aveia e contém uma quantidade importante de nutrientes, como as fibras. Isso porque os farelos são sempre alimentos integrais.

De resto, a composição nutricional dele e da própria aveia, são semelhantes, o que significa que o farelo contém glúten. Mas no caso do farelo de aveia, não é qualquer fibra de que estamos falando, já que as beta-glucanas são um tipo especial e estão em abundância na parte externa da aveia, trazendo benefícios ao nosso organismo, sendo o principal deles a maior demora na absorção da glicose e do colesterol – as beta-glucanas transformam-se em um gel no sistema digestivo quando entram em contato com a água.

Na comparação (com a aveia) também ganha-se vitamina E e K, em minerais como o ferro, potássio e fósforo, e ainda um pouco mais de gorduras totais, principalmente as monoinsaturadas, que ajudam a aumentar o colesterol HDL, considerado bom para nosso organismo.

O farelo de aveia traz saciedade, ajuda a regular o intestino, protege a imunidade, colabora com a prevenção ao diabetes e traz bem estar.

A dieta do francês Pierre Dukan sugere a ingestão de uma colher e meia de sobremesa por dia na fase inicial da reeducação – que pode ser consumida junto a frutas, misturada a sucos, iogurtes e vitaminas e/ou em massas doces e salgadas de tortas, bolos e biscoitos.

Nós já aderimos. Que tal você também experimentar?


 

Últimos posts por Estilo 40 (exibir todos)

Estilo 40

Perfil Digital remanescente da Revista Estilo 40 - que englobava também o “Projeto Dieta com Sabor” -, coordenada por Débora Böttcher Lessa, de 2013 a 2020: os artigos garimpados durante esse período, referentes a assuntos para mulheres de 40 ou mais - e para as que chegarão lá -, foram transportados para esse espaço, que é uma junção da Revista e do site Babel Cultural.

Deixe um recado