REFLEXÃ0

OS ENGANOS DE CONSCIÊNCIA DA SOCIEDADE

Operários, Tarsila do Amaral
Escrito por PodTexto

“Ser louco é a única possibilidade de ser sadio nesse mundo doente.”

Operários, Tarsila do Amaral

Operários, Tarsila do Amaral

Leandro Karnal é um historiador brasileiro, atualmente professor da UNICAMP, na área de História da América. Foi também curador de diversas exposições, como A Escrita da Memória, em São Paulo, tendo colaborado ainda na elaboração curatorial de museus, como o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo. Graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e doutor pela Universidade de São Paulo, Karnal tem publicações sobre ensino de História, bem como sobre História da América e Religiões.

Nesse vídeo, ele faz uma análise literária de Relatos Selvagens. Se você não viu o filme, é pertinente ver antes de assistir ao vídeo de Karnal, pois ele destrincha o enredo totalmente.

Trata-se de uma crítica à selvageria do ser humano, essa que está à margem da loucura. Mas o historiador vai ainda mais além: ele nos faz olhar para a trama com uma realidade terrível – aquela que se esconde por trás das escolhas que fazemos diariamente, como nos comportamos, o que despejamos nas redes sociais, além do que abrimos mão em nome das aparências e da aceitação.

Um vídeo que nos faz pensar…

PodTexto

PodTexto

Escrevendo sobre tudo pra você ler quando quiser.