DIETA COM SABOR NUTRIÇÃO RECEITAS

PÃO DE MEL INTEGRAL

Escrito por Estilo 40

paodemelPão de mel LIGHT é o que promete essa receita adaptada de Michelle Franzoni com farinha integral e pode ser uma boa sobremesa para uma ocasião especial ou para um simples café entre amigos. A receita original manda colocar água ou água de coco; eu prefiro leite desnatado; também é interessante, caso você não encontre o cravo em pó, fazer um chá com o cravo e a canela (ambos em “pau”) e usar uma xícara desse chá – faça bem forte (ou use 1/2 xícara desse chá e 1 de leite); também acrescenta 1/2 colher (café) de gengibre em pó e 1/2 colher (café) de noz moscada. Fica à critério. A receita que fiz segue abaixo.

Você vai precisar de:

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha integral
1 xícara (chá) de mel
2 colheres (sopa) de cacau em pó (ou chocolate em pó de sua preferência)
1 ovo
1 xícara (chá) de leite desnatado
1/2 xícara (chá) de chá de cravo e canela bem forte
1/2 colher (chá) de canela (se usar o chá, é opcional)
1 colher (café) de essência de baunilha
1 colher (chá) de bicarbonato
1 colher (chá) de fermento

130 gramas de chocolate meio amargo para a cobertura

Bata todos os ingredientes na batedeira ou à mão – com exceção do chocolate. Unte uma travessa e polvilhe farinha de trigo. Cloque a massa e leve ao forno por aproximadamente 30 a 40 minutos. Pique o chocolate e coloque no microondas por 2 minutos, mexendo de vez em quando – ou derreta em banho maria. Espalhe sobre o pão de mel e leve à geladeira para endurecer o chocolate – cerca de 20 minutos. Corte em quadradinhos para servir.

* Você pode colocar em forminhas menores, se desejar bolinhos individuais, ou numa forma mais alta e servir como bolo. Sem a cobertura fica menos calórico.

Bom apetite!

Últimos posts por Estilo 40 (exibir todos)

Estilo 40

Perfil Digital remanescente da Revista Estilo 40 - que englobava também o “Projeto Dieta com Sabor” -, coordenada por Débora Böttcher Lessa, de 2013 a 2020: os artigos garimpados durante esse período, referentes a assuntos para mulheres de 40 ou mais - e para as que chegarão lá -, foram transportados para esse espaço, que é uma junção da Revista e do site Babel Cultural.