DIETA COM SABOR

SALPICÃO

Escrito por Estilo 40

Um dos desafios alimentares de fazer dieta é ’emagrecer’ pratos que a gente gosta. A minha receita tradicional de “Salpicão de Frango” vai maionese e creme de leite.

Para ficar mais saudável e menos calórico, a solução foi substituir esses ingredientes por iogurte grego light, requeijão light e creme de ricota light: juntos, com um pouco de azeite, um esguicho de vinagre e sal, eles resultam num creme perfeito para um salpicão delicioso, que pode ser desde acompanhamento para folhas verdes, como alface americana, até recheio para um lanche natural.

Para o preparo, cozinhe o peito de frango sem osso na panela de pressão por uns quinze minutos (pós pressão), deixe esfriar e desfie.

DICA: Cozinhe o frango com meia cenoura (com casca), meia cebola cortada ao meio, duas folhas de louro, dois grãos de cravo (só dois mesmo, pois é um condimento muito forte), e um talo de salsão. Esse tempero dá um sabor especial ao frango e pode ser usado também quando o frango for usado para tortas, refogados, recheios. Nesses casos, depois de tirar o frango deixe apurar e use o caldo também.

Junte cenoura ralada, um punhado de uvas passas claras e maçã ralada – se você gostar de milho verde e ervilhas, pode colocar também (eu prefiro sem, mas fica a critério).

Misture tudo e junte o molho preparado de iogurte, requeijão, creme de ricota, azeite, vinagre e sal. A quantidade vai depender de quanto frango você cozinhar, mas a mistura de iogurte, requeijão e creme de ricota deve ficar na consistência do creme de leite. Misture bem e está pronto para saborear.

Últimos posts por Estilo 40 (exibir todos)

Estilo 40

Perfil Digital remanescente da Revista Estilo 40 - que englobava também o “Projeto Dieta com Sabor” -, coordenada por Débora Böttcher Lessa, de 2013 a 2020: os artigos garimpados durante esse período, referentes a assuntos para mulheres de 40 ou mais - e para as que chegarão lá -, foram transportados para esse espaço, que é uma junção da Revista e do site Babel Cultural.