ESTILO 40 ESTILO DE VIDA

SONO E CALOR

Escrito por Estilo 40

Dormir com o calor pode ser motivo de stress para muita gente e pensar em dormir de janelas abertas só se você tiver telas, pois mosquitos, borrachudos e pernilongos enlouquecem o melhor dos humores.

Ventilador é uma arma eficiente, mas não o aponte diretamente para você: pode abaixar demais a temperatura do corpo e prejudicar o sono tanto quanto o calor excessivo. O mesmo vale para o ar-condicionado: mantenha-o entre 20ºC e 22ºC. Quem tem problema com o ar seco deve colocar uma bacia com água num canto do quarto.

O melhor horário para se exercitar é, pelo menos, até três horas antes do horário que você costuma ir pra cama: atividade física regular é essencial para quem sofre de ansiedade e ajuda a dormir melhor. No entanto, a prática de exercícios vigorosos à noite pode atrapalhar o sono.

No jantar, prefira pratos leves e não tome banho frio antes de dormir, por mais calor que esteja: é a água morna que ajuda a dissipar o calor e facilita o sono.

Beba um copo de leite morno com mel: o leite contém triptofano, um aminoácido que aumenta a quantidade de serotonina – que é um sedativo e indutor natural do sono; já o mel, auxilia a entrada do triptofano no cérebro.

E se nada disso adiantar, a geladeira pode ajudar. 

Últimos posts por Estilo 40 (exibir todos)

Estilo 40

Perfil Digital remanescente da Revista Estilo 40 - que englobava também o “Projeto Dieta com Sabor” -, coordenada por Débora Böttcher Lessa, de 2013 a 2020: os artigos garimpados durante esse período, referentes a assuntos para mulheres de 40 ou mais - e para as que chegarão lá -, foram transportados para esse espaço, que é uma junção da Revista e do site Babel Cultural.